A Prefeitura de Contagem deu início, ontem, domingo (21/9), a 17ª Semana da Pessoa com Deficiência, em comemoração ao Dia Municipal e Nacional pela Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. O evento de abertura, realizado no Big Shopping, reuniu famílias, autoridades, lideranças sociais e, principalmente, a comunidade.
A programação artística emocionou o público com apresentações singulares, que mostraram o talento e a força da diversidade. O som ficou por conta da energia contagiante da DJ Carol Lucchesi, que abriu a tarde embalando os presentes com música e animação. Em seguida, o público foi conduzido pela dança, primeiro, com a leveza e entusiasmo do Grupo “Vem Dançar Comigo”, sob orientação do professor José Maia; depois, com a força inclusiva do Grupo “Includance”, da Associação de Pessoas com Deficiência Maurício Peçanha, coordenado pela professora Aracy Campos.
A música também teve destaque especial. O coral da Associação Eldorado de Apoio à Vida, regido pela maestrina Janete, emocionou com sua apresentação repleta de sensibilidade. E, para encerrar o dia, o público prestigiou o coral do Instituto São Rafael, regido pelo maestro Leandro Paiva, que trouxe canções marcantes e deu ainda mais brilho ao evento.
“O município de Contagem reafirma, mais uma vez, seu compromisso com a construção de uma cidade verdadeiramente inclusiva, acessível e acolhedora. A Semana da Pessoa com Deficiência é fundamental para dar visibilidade às pautas do segmento, fortalecer a cidadania e incentivar a participação ativa da sociedade. Mais do que uma celebração, é um convite coletivo para que sigamos avançando, juntos, na defesa dos direitos e na promoção da igualdade”, ressaltou o secretário municipal de Direitos Humanos, Marcelo Lino.
A superintendente de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Ludimila Ribeiro, destacou a força simbólica da abertura e a importância da arte nesse processo: “Abrimos a 17ª Semana da Pessoa com Deficiência com uma ação artística no Big Shopping. As pessoas com deficiência foram protagonistas, apresentando dança, coral e DJ, mostrando como a arte é uma forma potente de expressão e visibilidade. A arte é voz, é corpo e é alma. Quando pessoas com deficiência sobem ao palco, elas não só encantam com seu talento, mas também reafirmam que a inclusão se faz na expressão, no encontro e no reconhecimento de cada singularidade.”
O evento contou, também, com a presença do vereador Arnaldo de Oliveira, da subsecretária de Direitos Humanos, Saramireis Patrícia Ferreira Castro, além de representantes da sociedade civil.
Instituída pela Lei Municipal nº 4.282/2009, a Semana da Pessoa com Deficiência já integra o calendário oficial da cidade e tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da inclusão, além de ampliar o debate em torno dos direitos e da cidadania das pessoas com deficiência.
A programação segue até o dia 27 de setembro, com palestras, oficinas, atividades esportivas e culturais, promovendo momentos de aprendizado, convivência e valorização da diversidade.
Confira:
23/09 – terça-feira, às 9h na Câmara Municipal de Contagem (praça São Gonçalo, 18 – Centro).
· Tribuna Livre PcD - Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Câmara
24/09 – Quarta-feira
· Filme e Roda de Conversa “Depois de Nós”, às 19h, no auditório da Faculdade UNA (av. Maria da Glória Rocha, 175 – Bairro Bitácula).
· Roda de conversa no CRAS Nova Contagem (Cidadania Acessível Direitos da Pessoa com Deficiência), às 14h, na sala multimeios do Céu das Artes.
25/09 – quinta-feira, às 14h, na FUNEC Inconfidentes (praça Marília de Dirceu, 20).
· Judô sem Limites com a Associação dos Deficientes Visuais de Belo Horizonte - ADEVIBEL
26/09 – sexta-feira, às 7h e às 13h, na Escola Municipal Heitor Villa Lobos (praça Marília de Dirceu, 20 – Inconfidentes).
· Papo Certo – Conversa sobre Bullying. Participação de mães e estudantes com deficiência, psicopedagogas Michele Paula e Elaine Cristina, e apresentação do Grupo de Dança “Rodapeando”.
26/09 – sexta-feira, às 19h, na Associação dos Surdos (rua Riso do Prado, 198, Eldorado).
· Roda de conversa: Um olhar diferente: Trajetória de vida e o futuro da saúde acessível.
27/09 – sábado, às 8h, Espaço Popular Eldorado (rua Portugal, 368, Eldorado).
· Caminhada pela Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, concentração às 8h, no Espaço Popular Eldorado, com trajeto até o Big Shopping. Apresentação de capoeira com a Mestra Ninja e participação de capoeiristas com deficiência.